A epifisiólise do quadril consiste em lesão muito importante dessa articulação, similar a uma fratura (mais precisamente um escorregamento) na região da placa de crescimento do fêmur proximal. Possui origem muitas vezes, mas não exclusivamente, traumática. Ocorre mais frequentemente dos 11-15 anos de idade, muito mais em meninos que meninas.
Se assemelha ao que vemos na imagem de rx abaixo, no quadril direito:

Assim que diagnosticada, deve ser tratada, pois o não tratamento faz com que a lesão consolide, ou cicatrize, com alinhamento ósseo prejudicado, o que traz limitações para a mobilidade, dor aos esforços, e artrose precoce.
O tratamento deve ser sempre cirúrgico. Nos casos agudos e graves, deve haver incisão ou corte na pele para que se possa realizar alinhamento ósseo adequado, havendo fixação com parafuso ou pinos metálicos. Nos casos crônicos e mais leves, a colocação de um parafuso transcutâneo (ou pela pele) é suficiente. Nos casos crônicos graves, somente cirurgia de maior porte, com incisão na pele, osteotomia ou corte ósseo, e fixação com placa e parafusos, pode trazer algum benefício.
Abaixo vemos um exemplo de tratamento cirúrgico com colocação de um parafuso:

Se tratada adequada e precocemente, o resultado cirúrgico é muito bom, e a incidência de sequelas é mínima.